Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
A RGBsys é uma empresa destinada ao desenvolvimento de software, tecnologia e consultoria. Prestamos serviços de forma diferenciada, com o foco na qualidade e atendimento personalizado ao cliente. Objetivos e Área de Atuação: - Sistema de GER - Gestão de Recebíveis - Sistema de Factoring e FIDCs - Consultorias em Factoring e FIDC. - Consultoria em geral.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Case da Semana: RGBsys - Revista do Factoring

Entrevistado: Ricardo Gruber Bernstein / Sócio-Diretor 
Por Janaina Pereira

Ricardo Gruber Bernstein presta serviços na área de informática e consultoria para o setor de factoring desde 1990, e em 1994 criou sua empresa, a RGBsys.
“Comecei, ainda como autônomo e cursando Engenharia de Computação, desenvolvendo um sistema de Factoring em ambiente DOS (linguagem Clipper) para uma pequena empresa do setor. Por achar o setor bastante atrativo e em plena evolução, passei a me dedicar exclusivamente a ele após a minha formatura em 1993, momento em que já tinha vários clientes do ramo. Em 1994 a RGBsys foi fundada, também com dedicação exclusiva ao setor, e daí em diante continuamos crescendo, formando equipe, ampliando o número de clientes, aumentando a área de atuação e aperfeiçoando o produto com novas versões”, conta.
Atualmente a RGBsys tem uma equipe de 15 profissionais dedicando-se exclusivamente aos mais de 100 clientes de factoring. “A dedicação ao setor do factoring é exclusiva desde a fundação da RGBsys e hoje, apesar de ser uma empresa de tecnologia, podemos afirmar que entendemos e muito do negócio em si, tanto que oferecemos, além do carro-chefe que é o sistema de gestão de Factoring Winfact ERP, serviços de consultoria para montagem de novas empresas de Factoring ou reestruturação de antigas”, informa Bernstein.
Sobre sua empresa, ele cita como diferenciais oferecer um sistema de gestão completo há mais de 20 anos, e uma equipe formada em sua maioria por integrantes que conhecem muito mais de Factoring do que de tecnologia em si, em muitos casos já tendo inclusive trabalhado em empresas de Factoring. “Tudo isso se traduz em conhecimento na hora do treinamento e do suporte diário, o que agrega o nosso know-how ao treinamento, ou seja, muitas vezes o cliente espera um serviço de simples treinamento e acaba recebendo também consultoria, principalmente no caso de clientes novos no ramo.”
Para Bernstein, o factoring passou por alguns períodos de boom com muitas empresas entrantes, mas hoje o mercado só permite aquelas que têm se profissionalizado de forma crescente, por meio dos pilares de administração, tecnologia, know-how na concessão do crédito e tomada de decisões estratégicas como, por exemplo, a diversificação de atividades como FIDCs e Cias. Securitizadoras.
Entre as dificuldades para trabalhar com o setor, ele cita a falta de padronização em relação a determinadas questões. “Isso se dá não somente pelas mudanças de legislação, mas também pelas diferenças nos processos de uma empresa de Factoring para outra.”
Bernstein acha que a principal função da empresa de Factoring na sociedade é fomentar empresas que precisam do recurso para continuar suas atividades produtivas, além de um atendimento muito mais personalizado em termos de serviços do que outros agentes fomentadores.
“Em um momento em que a área de crédito tem crescido no Brasil, creio na expansão do ramo de Factoring e afins, apesar da forte concorrência entre as próprias empresas do setor”, finaliza.