Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
A RGBsys é uma empresa destinada ao desenvolvimento de software, tecnologia e consultoria. Prestamos serviços de forma diferenciada, com o foco na qualidade e atendimento personalizado ao cliente. Objetivos e Área de Atuação: - Sistema de GER - Gestão de Recebíveis - Sistema de Factoring e FIDCs - Consultorias em Factoring e FIDC. - Consultoria em geral.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Perspectivas do mercado de Factoring e FIDC

Ao longo dos últimos anos, temos observado mudanças no mercado de Factoring, especialmente pelo surgimento dos FIDCs (Fundos de Direitos Creditórios ou Fundos de Recebíveis) multicedente e multisacado e pela maior profissionalização do Factoring. As duas maiores motivações que uma Factoring tem ao adicionar ao seu modelo de negócios a estrutura de um FIDC são a possibilidade de ampliação de suas atividades através da captação financeira, pela figura dos cotistas do fundo, bem como a economia tributária proporcionada por esse modelo, onde o único imposto incidente refere-se ao IR regressivo calculado no momento do resgate parcial ou total de cotas. É extremamente necessário um estudo comparativo aprofundando ao rumar para o modelo de FIDC, haja vista que seu custo administrativo é alto por envolver entidades como auditores, classificadores de risco, bancos custodiantes, administradores, gestores, etc. No artigo http://rgbsys.blogspot.com/2011/07/artigo-fidc-e-securitizacao-aspectos.html já estabelecemos um comparativo detalhado das atividades citadas e também das Cias. Securitizadoras de Recebíveis. Dependendo do movimento da empresa, por exemplo, não valerá a pena ter a alternativa do FIDC. Notem que usei o termo adicionar a atividade de FIDC e não migrar para a atividade de FIDC. Por diversas questões, a Factoring é ainda bem mais flexível que os FIDCs, além de frequentemente fazer o papel de Gestora do FIDC. Em termos de flexibilidade, os FIDCs tem evoluído gradativamente desde o seu surgimento. Um fator extremamente favorável a essas atividades é o notável crescimento do setor de Crédito no País, em torno de 20% ao ano nos últimos anos. Os grandes eventos esportivos programados para 2014 no Brasil também geram um combustível extra nesse cenário econômico, já em 2012, uma vez que projetos principalmente na área de serviços demandam planejamento e desenvolvimento com antecedência. Outro ponto a ressaltar é a brusca e bastante significativa queda no movimento de cheques e o aumento das operações com cartão de crédito nos últimos anos. No entanto, no último ano, na carona da queda das taxas de juros de mercado, percebeu-se uma queda da taxa média de antecipação em relação ao ano anterior, o que requer das nossas empresas um maior nível de competitividade. É nesse ponto que percebemos uma mudança de cenário: as Factorings e FIDCs buscando uma maior profissionalização com consequente aumento da competitividade. Com essa objetividade que pretendemos mante-los atualizados com as mudanças que percebemos em nossas atividades.


Ricardo Gruber Bernstein é engenheiro, tem 42 anos, é diretor-presidente da RGBys e possui 20 anos de experiência em consultoria em tecnologia para o mercado de recebíveis (Factoring, Fundo de Direitos Creditórios ou Fundo de Recebíveis e Companhias Securitizadoras).