Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
A RGBsys é uma empresa destinada ao desenvolvimento de software, tecnologia e consultoria. Prestamos serviços de forma diferenciada, com o foco na qualidade e atendimento personalizado ao cliente. Objetivos e Área de Atuação: - Sistema de GER - Gestão de Recebíveis - Sistema de Factoring e FIDCs - Consultorias em Factoring e FIDC. - Consultoria em geral.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Impostos destacados na Nota Fiscal da Factoring

A Lei nº 12.741/2012, popularmente conhecida como a Lei “De Olho no Imposto”, que entrou em vigor dia 8 de junho, presta esclarecimentos sobre os impostos emitidos por ocasião da venda ao consumidor de mercadorias e serviços, em todo território nacional, devendo  constar, dos documentos fiscais ou equivalentes, a informação do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos respectivos preços de venda.

Há uma vasta documentação que detalha as implicações desta Lei. Alguns sites interessantes que abordam o assunto são:

http://www.impostometro.com.br/
http://www.ibpt.com.br/
http://www.afrac.org.br/

Entendemos que nas Notas Fiscais de serviços emitidas pelas Factorings, deverá constar um texto adicional no seguinte formato:

Val Aprox Tributos R$99.999,99 (99,99%) Fonte: IBPT

Ocorre que a alíquota acima é determinada pelo IBPT http://www.ibpt.com.br/ e varia de acordo com o enquadramento da Factoring na tabela referida no link http://deolhonoimposto.ibpt.com.br/.

Por exemplo, se o seu código de serviço for 1723, a alíquota a ser preenchida será 18.43.

Mais informações podem ser obtidas nos links acima e noutros sites na internet.

Equipe RGB